slide1 slide1

ENCONTRO ESTADUAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS DOS DIREITOS E CONSELHEIROS TUTELARES: AÇÃO PERMANENTE PARA PROTEÇÃO DOS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

                                                                                                                                                                         

                                   Convênio nº 758735/2011-SDH/PR

 

 

ENCONTRO ESTADUAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS DOS DIREITOS E CONSELHEIROS TUTELARES: AÇÃO PERMANENTE PARA PROTEÇÃO DOS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 

PROGRAMAÇÃO:

Dia: 05/06/2014

Local: Auditório da Área IV – PUC Goiás

 

7h às 8h – Credenciamento e Café de Recepção

8h as 8h30 – Abertura: Apresentação Cultural  - PUC Goiás/CAC

8h30 às 10h – “Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Formar para a proteção” – Palestras.

10h às 11h – Mesa de Recepção e Certificação: Presenças do Reitor da PUC Goiás, da SDH/PR, do MP de Goiás– CAO da Infância e do Adolescente, Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente – Assembleia Legislativa, CEDCA, CMDCA,  Representante do Grupo Gestor  da Escola de Conselhos de Goiás e Secretaria da Assistência Social de Goiânia.

11h às 12h – Lançamento das obras com a presença dos autores e doações de exemplares.

12h às 14h – Intervalo para almoço

14h as 14h30 – Apresentação Cultural: Escola de Circo Dom Fernando

14h30 as 16h – “Rede de Proteção de Direitos – Conhecer, Participar, Proteger” – Palestras.

16h as 16h30 – Lanche

16h30 às 18h – “Rede de Proteção de Direitos – Conhecer, Participar, Proteger” – Palestras.

Professores Palestrantes

  1. Nilton Inácio do Nascimento – Psicólogo psicoterapeuta com Pós-Graduação em Psicodrama.
  2. Maria Auxiliadora – Assistente Social e Especialista em Educação.
  3. Mônica Fernandes Sobreira – Graduada em Psicologia/PUC Goiás, Especialista em Docência Universitária e Psicoterapeuta em Crianças e Jovens que sofrem assedio Psicológico, moral e sexual.
  4. Anauara Maia Carrijo Viana – Graduada em Direito/PUC Goiás e Especializanda  em Direito Constitucional pela UFG.
  5. Florença Ávila de Oliveira Costa – Mestre em Psicologia Clínica e Cultural/UNB, Especialista em Terapia  Conjugal e Familiar/PUC Goiás.
  6. Jhonathan  Mercês – Graduado em Administração, Analista de mercado do SENAI/GO e Assessor do Projeto Vira Vida (CNI – Confederação Nacional da Indústria).

Lançamento de Obras

  1. Edição do ECA – Estatuto da Criança:  IDF/PROEX/PUC Goiás
  2. Guia Metodológico:  Para a busca ativa de Crianças e Adolescentes em Situação de Exploração Sexual  Comercial:  Rogério Araújo – IDF/PROEX/PUC Goiás/FINEP - Projeto Invertendo a Rota.
  3. Guia Metodológico: Para o atendimento psicossocial aos Adolescentes em Situação de Exploração Sexual Comercial: Florença Ávila de oliveira Costa, Mônica Barcelos Café, Nilton Inácio do Nascimento e Rogério Araújo da Silva – IDF/PROEX/PUC Goiás/FINEP – Projeto Invertendo a Rota.
  4. Tráfico de Pessoas: informar para prevenir – Manual para Professores –  Projeto de pesquisa: Tráfico Internacional de Mulheres: Goiás – Pensando a Prevenção:  Telma Ferreira do Nascimento Durães, Edwiges Conceição Carvalho Corrêa e João Pedro Tavares Damasceno (organizadores)  - FAPEG/UFG , apoio PUC Goiás.

 

Escola de Conselhos de Goiás/IDF da PUC Goiás realiza encontro sobre proteção dos direitos de crianças e adolescentes

Escola de Conselhos de Goiás/IDF da PUC Goiás realiza encontro sobre proteção dos direitos de crianças e adolescentes

 

            A Escola de Conselhos do Estado de Goiás realiza um encontro estadual de formação continuada de conselheiros dos direitos e conselheiros tutelares dos 246 municípios do Estado de Goiás para discutir Direitos Humanos e Rede de Proteção de Direitos, ambos de crianças e adolescentes.

O evento será realizado no dia 05 de junho de 2014, das 7h às 18h no Auditório da Área IV da PUC Goiás, localizado na Praça Universitária. Os palestrantes são o psicoterapeuta Nilton Nascimento, a assistente social e especialista em educação Maria Auxiliadora, a psicoterapeuta de crianças e adolescentes que sofrem assédio moral e sexual Mônica Fernandes, a especialista em Direito Constitucional Anauara Maia, o especialista em Terapia Conjugal e familiar Florença Ávila e o assessor do Projeto Vira Vida Jhonathan Mercês.

            Estão programadas também a distribuição da nova edição do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o lançamento do Manual para professores de combate ao tráfico de pessoas, e de dois guias do Projeto Invertendo a Rota: Guia Metodológico para o atendimento psicossocial aos adolescentes em situação de exploração sexual comercial. O evento contará com a participação do Reitor da PUC Goiás, Wolmir Amado, da Secretaria de Direitos Humanos, do Ministério Público de Goiás, da Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente da Assembleia Legislativa e dos Conselhos Estadual e Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente. Os participantes receberão certificados de 8 horas.

            A Escola de Conselhos é fruto de parceria entre a PUC Goiás por meio do Instituto Dom Fernando (IDF) e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).


Evento: Encontro Estadual de Formação Continuada de Conselheiros de Direito e Conselheiros Tutelares: Ação Permanente para proteção dos direitos de crianças e adolescentes.

Data: 05 de junho

Horário: 7h às 18h

Local: Auditório da Área IV da PUC Goiás – Praça Universitária com 1ª Avenida, Setor Universitário.


Mais informações:

Assessoria do Instituto Dom Fernando (IDF) - (62) 3946 1112 / 3946 1104   O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Evelyn Cintra (62) 9695 1402

Nair de Moura (62) 8113 5731

Thais Marinho (62) 8432 6501

Elizabete Bicalho – Coordenadora do IDF

(62) 3946 1101 / (62) 9971 0799 – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Escola de Conselhos

(62) 3946-1205 – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Escola de Conselhos da PUC Goiás – CURSO TEMÁTICO III

Durante todo o mês de novembro/2013, aconteceram as aulas do Curso Temático III, da Escola de Conselhos do Instituto Dom Fernando (IDF), ligados à Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (Proex) da PUC Goiás, para capacitação dos conselheiros tutelares e do direito da criança e do adolescente do Estado de Goiás que está sendo realizado por meio de um convênio com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR), o curso oferecido em sete turmas, apresentou no primeiro módulo sobre o tema Desastres e proteção de direitos de crianças adolescentes, crianças desaparecidas e redes de proteção.  Finalizado o período de aulas, os conselheiros retornarão em fevereiro de 2014 para a conclusão do curso com a apresentação da atividade do segundo módulo não presencial e ter aulas com a temática Crack e outras drogas.

 A capacitação dos conselheiros tutelares e do direito da criança e do adolescente do Estado de Goiás está sendo realizada por meio de um convênio com a Secretaria de Direitos humanos da Presidência da República (SDH-PR), que de agosto de 2012 a abril de 2013 capacitou 961 conselheiros. Em julho de 2013 a SDH-PR adicionou um termo aditivo para a Escola de Conselhos de Goiás capacitar mais 300 conselheiros, divididos em sete turmas. Neste ciclo, as aulas são compostas de três temáticas principais: Desastres Naturais e Proteção de Direitos de Crianças Adolescentes, Crianças Desaparecidas, Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas.             O curso tem uma carga horária de 40 horas, distribuídas entre atividades presenciais e não presenciais, quando os conselheiros voltam aos seus municípios para atividade prática de levantamento e diagnóstico da situação. Mais informações sobre o curso da Escola de Conselhos podem ser obtidas pelo telefone: 62 3946-1205.

 

Consultora da SDH/PR ministra oficina para Escola de Conselhos

 

A consultora de convênios da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Erica de Souza, esteve em Goiânia na última segunda-feira, 8, para ministrar uma oficina de atualização para a Escola de Conselhos, o Grupo Gestor e os professores, visando apresentar proposta de integração entre as Escolas de Conselhos de todos os estados e do Distrito Federal. O encontro ocorreu na Plenária da Sociedade Goiana de Cultura (SGC).

 

Segundo a consultora, com a integração seria possível construir orientações gerais e curriculares comuns a todas as Escolas sem desrespeitar as especificidades de cada região - a proposta é que todas as Escolas de Conselhos conveniadas à SDH/PR adotem parâmetros comuns como currículo, carga horária, meta de número de conselheiros formados etc.

 Participaram do evento a coordenadora do Instituto Dom Fernando (IDF), ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil, Elizabete Bicalho, a coordenadora Executiva da Escolha de Conselhos, Creusa Salete, a profissional de Apoio Pedagógico, Elisângela Almeida, a secretária executiva Goianira Guimarães, os professores Sonis Henrique e Maria Auxiliadora, o presidente do CEDCA, Hamilton José, o presidente do CMDCA, Aguinaldo Lourenço, o presidente da Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado de Goiás, Jonathas Procópio, e a representante da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Eliana da Silva Porto.

2º Seminário Legislativo-Comissão da Criança e do Adolescente (CCA)

No dia 02/07/13 foi realizado o 2º Seminário Legislativo idealizado pela Comissão da Criança e do Adolescente (CCA), no Auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa, com o tema “O Conselho Tutelar e o Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente”.  contou com a participação de conselheiros tutelares e autoridades de 93 municípios. Esteve presente como debatedores a promotora do Apoio Operacional à Infância e Juventude do Ministério Público Goiano, Karina D’Abruzzo, e o juiz Maurício Porfírio, titular do Juizado da Infância e da Juventude de Goiânia. 

Foram realizadas duas palestras a primeira com o  ministrante Marcelo Nascimento, coordenador geral do Programa de Fortalecimento do Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos da Presidência da República, ex-conselheiro tutelar. Que discursou sobre as atribuições do conselheiro tutelar e as instituições que compõem o Sistema de Garantias dos Direitos de Crianças e Adolescentes.

 

Em seguida Rodrigo Souza Zanzoni, auditor de Controle Externo e Diretor de Planejamento e Implementação de Sistemas do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás. Prestou alguns esclarecimentos sobre a Lei Federal nº 12.696.

(Foto: Sérgio Rocha)

Parceiros