Inicio Nova Etapa de Formação

Dando continuidade à formação de conselheiros tutelares e dos direitos de crianças e adolescentes de diversos municípios goianos, a Escola de Conselhos abriu nesta segunda-feira, 1º, o Curso Temático de Aprofundamento I. Para esta primeira turma, a estimativa é receber 70 conselheiros, vindos de cidades da região metropolitana e centro do Estado.

Em foco, disciplinas que tratam das atribuições dos operadores, gestão, diagnóstico situacional e monitoramento a partir da realidade do município, violações de direitos contra crianças e adolescentes, diálogo e articulação com os planos nacionais de garantia de direitos e construção do plano de ação no município.

Ao todo, passarão por esta nova etapa cinco turmas, que levam os seguintes nomes: Herbert de Souza (Betinho), Bertold Brecht, Cecília Meireles, Cora Coralina e Irmã Dulce. Parceria entre a PUC Goiás, por meio do Instituto Dom Fernando (Proex), e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a iniciativa visa capacitar 300 conselheiros somente nesta fase e outros 400 no Curso Temático II, previsto para fevereiro de 2013.

Encerrado no último dia 25 de setembro, o Curso Introdutório já forneceu um panorama da importância do projeto, tendo sido realizado por 300 conselheiros, que receberam certificados emitidos pela PUC Goiás, com carga horária de 40 horas/aula.