PUC contrata profissionais formação conselheiros tutelares

A equipe da Escola de Conselhos da PUC Goiás, programa desenvolvido pelo Instituto Dom Fernando/Proex, participa na próxima quarta-feira, 6, da Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento será realizado durante todo o dia no Teatro da PUC Goiás, no Câmpus V. Fruto de convênio firmado entre a universidade e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), a Escola de Conselhos tem uma meta ousada: oferecer cursos de capacitação a mil conselheiros dos direitos e conselheiros tutelares dos 246 municípios goianos.
A proposta será apresentada, dentre outras ocasiões, durante o evento, promovido pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA). Em sua nona edição, a Conferência é uma prévia para a etapa nacional, prevista para julho, em Brasília, e tem como meta a formulação das propostas de Goiás. A expectativa dos organizadores é receber 450 pessoas, entre representantes da sociedade civil e do governo.
Qualificação O calendário da Escola de Conselhos, oficialmente denominada Núcleo de Formação Continuada de Conselheiros dos Direitos e Conselheiros Tutelares do Estado de Goiás, prevê a realização de três cursos – um introdutório e dois de aprofundamento –, todos gratuitos para os participantes (material, hospedagem e alimentação) e com certificados emitidos pela PUC Goiás.
Os cursos de capacitação, ministrados por professores palestrantes com experiência na temática, visam fornecer aos conselheiros dos direitos e conselheiros tutelares do Estado subsídios para reflexão e aperfeiçoamento das práticas sociais em atendimento, promoção, proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.