Quem Somos

A Escola de Formação de Operadores do Sistema de Garantia de Direitos da PUC Goiás, conhecida como Escola de Conselhos, é fruto de parceria entre a Pontifícia Universidade Católica de Goiás, por meio do Instituto Dom Fernando, da  Pró Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (PROEX) , e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). Os cursos de capacitação são voltados para conselheiros tutelares e dos direitos– ser conselheiro é pré-requisito. Sua primeira versão foi em 2010 e em 2011 retoma as atividades da Escola de Conselhos, prevendo a capacitação de mil conselheiros num período de 18 meses, com o projeto: Implementação do Núcleo de Formação Continuada de Conselheiros dos Direitos e Conselheiros Tutelares do Estado de Goiás. 2011-2013- convênio de nº 758735/2011 – SDH/PR.
Com este convênio, Goiás passa a integrar a lista de 15 estados que já contam com a Escola de Conselhos.  Ministrados por professores palestrantes com experiência na temática, os cursos de capacitação visam fornecer aos conselheiros subsídios para reflexão e aperfeiçoamento das  práticas sociais em atendimento, promoção, proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
O Curso Básico Introdutório está previsto para começar em agosto de 2012, e o Curso Temático de aprofundamento I em outubro de 2012 e no mês de fevereiro de 2013 o Curso Temático de Aprofundamento II.
    A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNPDCA/SDH/PR) e Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e, em âmbito regional, tem em seu grupo gestor a Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado de Goiás (Acetego), o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA-GO), o Movimento de Meninos e Meninas de Rua de Goiás (MMMR-GO), a Secretaria Estadual de Cidadania e Trabalho/Superintendência da Criança e do Adolescente (SECT) e a Universidade Federal de Goiás/Necasa (UFG).
O Projeto conta ainda com a parceria do Ministério Público, da Assembleia Legislativa de Goiás, e da Associação Goiana de Municípios.

A Escola de Conselhos tem como objetivos :

Geral

•    Desenvolver uma política de capacitação consistente e sistemática para os conselheiros dos direitos e conselheiros tutelares no âmbito da formação básica e especializada, promovendo subsídios teóricos e metodológicos para o aperfeiçoamento da prática social de promoção e garantia de direitos da criança e do adolescente e da família.

Específicos :

1.Contribuir com a articulação e o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos.
2.Dar continuidade ao curso básico de extensão para conselheiros dos direitos e conselheiros tutelares e oferecer novos cursos.
3. Sistematizar, analisar, elaborar e publicar material científico-pedagógico e partir do banco de dados da escola e das temáticas trabalhadas nos cursos.
4. Desenvolver a pesquisa “Infância, adolescência, família e direitos humanos: concepções de conselheiros de direitos tutelares do estado do Goiás”.
5. Empenhar esforços para a estruturação interna do Núcleo de Formação de Conselheiros e ampliar suas ações de formação.

Conselheiros de direitos e conselheiros tutelares de todo o Estado de Goiás